Search

Sobre ACAV

Apresentação

A Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV) é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2009, com a missão de acolher, fortalecer e empoderar os artistas visuais do Distrito Federal, bem como aqueles que estão iniciando no mundo das artes, seja por hobby ou como carreira.

Devido à importância política, social e econômica de Brasília como Capital da República, tanto no contexto nacional como também internacional, a ACAV, representada por cerca de 250 associados, tem um papel de grande importância e responsabilidade no cenário mundial, especialmente no contexto cultural.

Além disso, é preciso deixar claro que Brasília não é apenas a sede dos Três Poderes da República, mas, com mais de seis décadas de existência, já é uma cidade com vida, rotina, costumes e tradições próprias. Muitas pessoas que aqui chegaram para ajudar na construção de Brasília, apaixonaram-se pela cidade e aqui resolveram ficar, constituir família, criar os filhos e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região.

Elas trouxeram costumes e culturas diferentes, que foram aceitos e incorporados na formação de uma geração genuína de brasilienses e artistas com características próprias e peculiares. Tudo isso contribuiu para transformar Brasília, reconhecida mundialmente como patrimônio da humanidade e um verdadeiro museu a céu aberto, num grande celeiro de artistas e das artes.

Foi nesse contexto que a ACAV nasceu, fruto da iniciativa de uma pioneira da cidade, a artista plástica Flavita Obino Boeckel, bem como de outros renomados nomes do campo artístico, a exemplo de Athos Bulcão, Omar Franco, Darlan Rosa, Bené Fonteles, Glenio Bianchetti e Marlene Godoy, entre outros.  Todos eles, responsáveis por brindar os quatros cantos de Brasília com uma arte genuína e inestimável, colaboraram, de alguma forma, para dar vida à nossa associação.

A ACAV tem orgulho de fazer parte da história de Brasília, uma cidade proeminente em todos os campos das artes. Nossa associação busca atender as necessidades de seus associados, empoderando o setor artístico, por meio de ações diversas, como a realização de exposições, projetos de capacitação e conhecimento. Busca ainda a implementação de políticas públicas para o setor, em suas mais diversas áreas, bem como o atendimento a outras pautas que se fizerem necessárias para que nossos artistas possam se destacar no cenário nacional e internacional.

Esse é, em resumo, o objetivo da atual gestão da ACAV: primar pelo empreendedorismo da arte, buscando valorizar o que a associação tem de melhor; ou seja, os associados. Para isso, procuramos identificar e categorizar os artistas, de acordo com suas mais variadas técnicas e habilidades.

Não podemos nos esquecer que alguns de nossos associados, para além de artistas, são proprietários de galerias, pequenos ateliês, escolas de arte e outros negócios vinculados ao campo das artes. Portanto, são empreendedores que fomentam negócios e suprem, dessa forma, uma lacuna criada pela falta de locais apropriados para o escoamento da produção artística local.

Trata-se, na nossa visão, de uma responsabilidade enorme, visto que empreender na arte não deve ser visto apenas como um hobby. Portanto, o campo artístico é uma profissão como outra qualquer, que proporciona não apenas satisfação e beleza, mas lida também com um lucrativo mercado, responsável pela movimentação de recursos consideráveis, em todo o mundo.

A partir dessas colocações, cumpre destacar que a ACAV vai continuar investindo na realização de exposições, como sempre o fez, mas colocar, em primeiro plano, a luta pela implementação de ações e criação de políticas públicas e privadas que busquem a valorização, o fortalecimento e o empoderamento dos associados. Essa meta está em total consonância com o estatuto da nossa associação, em especial o segundo artigo, ao prever que “A ACAV tem por finalidade promover a educação e o conhecimento artístico, estabelecendo estratégias para criar oportunidades de alcançar a plenitude profissional dos artistas visuais”.

Para isso, nossa política será o de portas abertas, pois é da sugestão de nossos associados, suas experiências e ideias, que esperamos construir e democratizar a ACAV para melhor proveito de todos.