Search

Associados

Yiara Hillebrand

Sobre o Artista

Nasceu em Porto Alegre e desde a infância o seu universo sempre se cercara de um mundo artístico significativo. Graduou-se em Língua Inglesa e Portuguesa e mora em Brasília desde 1986, mas é em 2005 que passa a dedicar-se com afinco à pintura.
Seu trabalho mostra o seu comprometimento com as questões existenciais do ser humano, acompanhadas quase sempre de música, livros ou dança, visando o enaltecimento da arte e da leitura propriamente ditas, em um estilo figurativo próprio, autodidata. Normalmente nele se percebe a presença de contrastes entre o concreto e o efêmero, o material e o espiritual – processo este no qual as cidades desempenham um papel fundamental, representando o cimento estéril e a vida tão cheia de artificialismos, contrapondo-se à inefável busca do indivíduo pela libertação ou elevação do ser.
A técnica que utiliza varia entre o pastel, o acrílico e a aquarela, normalmente acompanhados de colagens, constituindo-se estas em uma necessidade de expressão contemporânea. Apaixonada pela aquarela, sua pintura busca, quase sempre, a leveza da transparência e a luz, em contínuas aguadas, mesmo utilizando a acrílica como técnica.
Embora siga sempre o seu impulso interno, sua atividade artística é oriunda de várias pesquisas e seu trabalho quase sempre apresenta certo toque intelectual. Ao analisarmos a sua obra, fica claro que ao pintar, a artista não se isola, colocando entre parênteses o mundo da vida, mas faz aflorar com muita sensibilidade e criatividade, o que há de profundo no existir humano, passeando pelas formas e cores com seu traçado forte e singular. Sua arte é, sem dúvida, atemporal, sendo impossível enquadrá-la em um único estilo.
Entretanto, o toque intelectual do seu trabalho, acompanhado da presença do lírico e do onírico, leva muitos conhecedores do universo artístico a se sentirem arremessados ao mundo fantástico, impregnado de magia de Marc Chagall.
Em 2016, a artista começa a se encantar pela impressão e pela técnica utilizada na produção do fine art. Em 2017 inicia uma nova série de trabalhos, utilizando algumas de suas pinturas como matriz. Agrega-lhes diferentes formas e cores através da arte digital, descobrindo novos significados dentro do universo pictórico. Em 2021 passa a produzir o seu próprio fineart através da impressão sobre tela e papel, enriquecendo o trabalho posteriormente com pigmentos diversos.
Atualmente a abstração tem também feito parte do fazer artístico de Yiara, sendo expressa tanto através de figuras geométricas, cuja inspiração advém do “Princípio do Vazio” e da Geometria Sagrada, como das tribos indígenas e africanas – nosso povos originários. As formas circulares das mandalas exercem igualmente profundo fascínio sobre a artista.

Links e Redes Sociais

Fotos