Parte da I Jornada de Arte Contemporânea da ACAV, a Imersão Ateliê Livre aconteceu no último dia 17 e 18 de junho, no Ateliê 27, em Brasília.
Sob a condução do artista Lelo, o evento de dois dias teve como tema a Arte contemporânea e os processo criativos e contou com atividades ministradas por Lelo e Márcia Bandeira, além de palestras de Glenio Lima e Lynn Carone. O evento permitiu uma releitura e reflexão do trabalho dos participantes.
Lelo aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do coletivo como forma de desenvolver a arte de cada um: “somos seres em desenvolvimento e se você tem dificuldade em avançar sozinho, junte-se. O coletivo ajuda a fomentar o fogo do processo criativo”.
Glênio Lima apresentou o impacto das residências artísticas na sua arte e as experiências que teve em outros países. Ao expor sua imersão no México, apresentou como o convívio com outros artistas e a pesquisa da realidade local normalmente influenciam o formato do projeto e resultam em produtos finais diferentes dos planejados. Falou também de seu trabalho em Pirenópolis com aviões de lata que culminou no projeto “A Thousand Connections”.
Márcia Bandeira desenvolveu com o grupo atividades de Arte espontânea. A experiência teve como objetivo fazer os artistas abrirem mão dos pensamentos, emoções e sensações para atingir uma expressão autêntica na arte de cada um. Depois, com a atividade “Se essa obra fosse minha” permitiu um mergulho dos participantes nas obras apresentadas.
Lynn Carone apresentou alguns de seus trabalhos – como “Entremundos”. “Sublimação” e “Samsara” – e discorreu sobre seus processo criativos. Durante a discussão, trouxe também a questão do ‘acaso’ como elemento fomentador da criatividade e de como é importante – como artistas – estarmos abertos a ele.
O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de junho sob a logística de Sandra Uga e contou com a participação de 15 membros da ACAV: Angela Zatar, Arienne Saabor, Beth Ribeiro, Cida Carvalho, Donizetti Garcia, Dulce Vidigal, Gaída Cortês, Helena Godoi, Lourdes Pimentel, Marina Teles, Ray di Castro, Sandra Uga, Simone Sarmet, Wal Andrade e Walkiria Borges.
A Jornada continua até o final do ano com visitas a ateliês e galerias, viagem ao Instituto Inhotim e uma exposição. A ACAV reforça assim o seu compromisso de criar oportunidades para seus membros de buscar novos conhecimentos artísticos, aprofundar sua arte e (re)avaliar seus trabalhos sob um diferente ponto de vista.
Lelo
Ateliê 27
Glenio Lima
The thousand connections
Marcia Bandeira
Eusonhadora.com/sonho
Espontaneamente.com
Lynn Carone
Lynncarone.com