Exposição com apresentação da produção realizada pelos artistas da ACAV que participaram da Jornada De Arte Contemporânea 2022/2023.
A exposição estará aberta ao público em geral, ao final do programa. Essa mostra será dos trabalhos produzidos pelos participantes como resultado da Jornada. Durante a exposição serão realizadas algumas rodas de conversa entre os artistas expositores para o feed back e troca de experiências de todo o evento. Teremos como contrapartida do Projeto da Exposição, contação de histórias e oficinas para crianças e adolescentes, sobre Arte Contemporânea. Faremos um catálogo das obras e da Jornada. Todos serão certificados.
Dando continuidade ao projeto I Jornada da Arte Contemporânea, a ACAV realizou a IMERSÃO ATELIÊ LIVRE “Discussões em Vivências sobre a Arte do Ser – a experiência de olhar para o nada” conduzida por Lelo, do Atelie 27.
O evento discutiu o processo criativo, seguido de oficina que exigiu abrir mão do prévio domínio de representar o já conhecido, o olhar viciado, dominado… Foram utilizadas técnicas de representação de ideias, de condução da busca da motivação para a atuação, de representar-se, de buscar o pensar individual longe de referência. Saiba mais
Parte da I Jornada da Arte Contemporânea, a ACAV promoveu o Seminário “Olhares Sobre a Arte Contemporânea”com palestras e rodas de conversa para estimular a discussão e conhecimento da Arte Contemporânea entre artistas, curadores, galeristas e demais público criativo do DF e entorno.
O evento aconteceu em duas sessões de imersão com a participação de palestrantes como o mestre Charles Watson, especializado em Processo Criativo, com palestras em centros culturais do Brasil e exterior, e em empresas como Coca-Cola, Natura, e Procter&Gamble; Oscar D’Ambrosio, PhD em Arte e História da Cultura, curador e crítico de arte de São Paulo; Ivany de Souza, da Galeria Mano Obra, Maria Laura, da Galeria Pilastra, Mônica Tachotte, da Galeria Mônica Tachotte & Cia, Priscila Botelho, da Galeria UrbanArts, Patrícia Yunes, historiadora e marchand, Lelo, do 27Ateliê; Luciana Amorim, arquiteta; e os artistas Pamela Wylla, Lourenço de Bem e Sanagê e outros nomes ilustres.
O evento foi gratuito e aberto a todos os públicos criativos da região. Saiba mais
A “I JORNADA DE ARTE CONTEMPORÂNEA” tem a missão de apoiar o empreendedorismo nas Artes ao despertar, discutir, medir, documentar e publicar os progressos dos artistas. Além disso, busca disseminar o conhecimento e fazer emergir várias temáticas a ponto de desvelar pontos fundamentais tratados para a Arte Contemporânea, possibilitando a descoberta de novas oportunidades profissionais, econômicas, históricas e culturais.
O projeto tem como objetivos formar o público de artes visuais no Distrito Federal; incrementar o empoderamento dos artistas através de práticas sociais empreendedoras; valorizar o empreendedorismo artístico cultural; gerar negócios e democratizar o acesso ao universo da arte.
A jornada envolve:
Caminhos, Inspiração, Cura e Criatividade nos movem em muitas direções. Experiências de interpretação, empoderamento de pensamentos e linguagens, Novos rumos das Artes Contemporâneas no Brasil, mercado de arte; economia colaborativa e criativa; inovações tecnológicas e boas práticas com foco nos artistas e suas necessidades.